Histórias de Bar – Explicações Sobre o Tema


thumbs_galeria3

Os bares, historicamente, sempre foram acreditados de serem lugares para escapar da realidade, o refúgio de pessoas e artistas. Eles tem a sua própria história e englobam a vida de muitos. Por esse e vários motivos optamos por trabalhar em cima deste tema e pesquisar os bares e as pessoas que os frequentam na cidade de São Paulo. No vídeo abaixo há mais algumas explicações feitas por nós, Carol, Isa, Lívia e Vick.

https://www.youtube.com/watch?v=NiyQT9NHiHc&feature=youtu.be

casablanca

cena do filme Casablanca, do diretor Michel Curtiz.

escaneo_7

Fundadores do bar argentino “Bárbaro” em 1970.

actor-alec-guinness-sitting-in-sloppy-joes-bar-cuba-1959-copia-2

Bar “Sloppy Joe’s” em Havana.

2

cena do filme “Dá Licença de Contar”, do diretor Pedro Soffer Serrano.

bar-pj-clarkes

bar nova iorquino: Pj Clarke

jackdaniels

Whisky Jack Daniel’s

201310_bar-ny-noche-antes-dar-comienzo-ley-seca

bar em Nova York em 1920.

lool

mulheres em bar francês na década de 20.


25 comentários sobre “Histórias de Bar – Explicações Sobre o Tema

  1. Olá!
    Gostei muito do tema de vocês, primeiro porque a cidade de São Paulo possui muitos bares, além de ser uma ideia brilhante para retratar algo que está inserido no cotidiano de muitos ao redor do mundo! Quem sabe vocês poderiam mostrar alguns bares que retratem a trajetória da nossa cidade, bem como mostrar regiões boêmias, por exemplo a Vila Madalena… Com toda certeza acompanharei o blog de vocês, afinal nossos temas estão, de alguma forma, relacionados (tratarei da gastronomia na capital paulista). Boa sorte!
    Felipe Kotait

    Curtir

  2. Olá meninas,
    Adorei o layout do blog, as fotos e o tema. Porém, acho que para facilitar a visualização do video que vocês colocaram nesse post, esse ficaria melhor direto no blog. Isso porque, as vezes pode dar algum problema no youtube de direcionamento e a pessoa pode não conseguir ver. Além disso, chama muito mais interesse e a atenção do leitor se ele estiver já no blog, já que um link pode passar despercebido. Portanto, acho que melhoraria se vocês colocassem o video direto no site. Se vocês não sabem como fazer isso talvez esse link pode ajudá-las.
    https://support.google.com/blogger/answer/67428?hl=pt-BR

    Curtir

  3. Meninas, parabéns! Achei o tema de vcs o mais criativo que vi até agora. Adorei esse tema porque é um fator muito importante da identidade de São Paulo e da vida noturna paulistana. Acho que vai ser bem interessante mesmo mostrar toda essa história por trás dos bares, que é algo tão antigo mas ainda muito presente no dia a dia da maioria das pessoas. Vcs me deixaram bem curiosa pra ver o produto final. Boa Sorte!

    Curtir

  4. Oi meninas! Adorei o tema de vocês! A maioria dos grupos esta fazendo ou sobre arte ou sobre música então eu achei bem criativa e original a ideia de vocês. Além disso, queria parabeniza-las pelo vídeo já que é uma forma descontraída de apresentar o tema.
    Beijos,
    Sofi

    Curtido por 1 pessoa

    • Oii, Sofi, tudo bom? Obrigada pelo seu comentário! Nós realmente tentamos fazer com que o vídeo fosse uma maneira descontraída de apresentar o tema, também para não fazer todos os posts somente em forma de texto. Ficamos felizes que você gostou da nossa ideia, beijos!

      Curtir

  5. Oi Carol, Isa, Lívia e Vick, gostei muito do post de vocês sobre o tema para o Móbile na Metrópole. O vídeo foi uma forma bem criativa e descontraída para falar sobre o assunto. Acredito que variar um pouco, sair dos tradicionais textos pode chamar a atenção do leitor. Adorei assisti-lo!
    Em relação ao tema, acho que falar sobre bares e questionar o modo como as pessoas veem estes estabelecimentos podem trazer um resultado muito peculiar e interessante, pois trata de um lado da cidade que não é muito discutido ou relevado por ser tão comum e presente na vida dos paulistanos que frequentam ou não estes ambientes e por isso desvalorizam uma reflexão, muitas vezes, apesar de os bares serem uma parte importante de São Paulo ao referir-se a quantidade e contribuírem com a cidade que nunca para, seja de noite ou de dia. Estou muito ansiosa pelo trabalho final.
    Por último, queria falar sobre a organização do blog. O layout é prático para o leitor, que tem fácil acesso a todos os documentos e comentários. As imagens, além de bonitas, têm contextos muito interessantes, sendo elas de bares em diferentes épocas e lugares ou até em cenas de filmes, o que mostra a importância do tema não só em São Paulo, mas para todo o mundo no passado, presente e, possivelmente, no futuro. Como vocês disseram, os bares são tradições de há muito tempo.
    Beatriz Frignani

    Curtir

    • Oi, Bia, tudo bem? Obrigada pela sua contribuição! Que bom que você gostou do tema do projeto e do vídeo em que o apresentamos, deu um pouco de trabalho para fazê-lo, mas valeu a pena, queríamos contar o tema de uma forma descontraída! Bom, obrigada pelo comentário, beijos!

      Curtir

  6. Oi, meninas! Acho que o post-vídeo de vocês já foi bastante elogiado, mas acredito que elogios nunca são demais. Em primeiro lugar, admito que o tema “bares de SP” é incrível. Pessoalmente, sou uma pessoa que sempre esteve presente em bares ao redor não só da nossa cidade, mas de todos os lugares que visito, principalmente devido aos meus pais, que adoram esses lugares. Desde o Roda Viva, na Vila Madalena, cujas paredes são repletas de vinis de Chico Buarque, que compõem o ambiente descontraído e tipicamente brasileiro, até o Victrola, em Brasília, que, por sua vez, tem uma atmosfera rock ‘n roll e paredes decoradas com pôsteres de grandes bandas internacionais – Nirvana, Beatles, Guns N’ Roses, Rolling Stones, Pink Floyd… Ou seja, dá pra ver como o tema me interessa.
    Por último, parabenizo vocês por inovar na maneira de fazer o post. Isso, pois acredito que é o único grupo que optou por um vídeo, ao invés de palavras apenas (no entanto, devo dizer que não vi todos os blogs da turma). Foi um jeito tão descontraído de tratar um post obrigatório que eu, como leitora, não senti que era tão obrigatório assim. Quero dizer, foi uma forma leve e interessante de falar sobre a escolha do tema.
    Bom, isso é tudo, espero que o trabalho de vocês dê muito certo, e podem apostar que acompanharei o blog avidamente!

    Um beijo,
    Júlia Abud

    Curtir

    • Oi jú, tudo bom? Muito obrigada pelo elogio! O vídeo realmente foi uma maneira que optamos para inovar e tornar a explicação do tema mais dinâmica. Fico muito feliz que você gostou! Além disso você me deu a ideia de incluir também um pouco sobre a decoração dos bares no nosso tema… Acho que poderia ficar bem interessante!
      Um beijo

      Curtido por 1 pessoa

  7. Olá, meninas! Realmente achei o tema de vocês muito criativo, diferente e ligado à cidade de São Paulo.
    Os bares são extremamente presentes na cidade, lugares onde homens, mulheres, jovens, adultos e diferentes classes sociais frequentam. Porém, como vocês falaram no vídeo, há um certo preconceito em relação à eles, que muitas vezes são visto como ambientes de bêbados festeiros; seria muito legal um projeto que possa ajudar a quebrar esse estereótipo! Além disso, é algo muito curioso a provável diversidade de histórias dos frequentadores de bares. Adorei o tema de vocês e acompanharei o blog! Boa sorte com o projeto!
    Beatriz Sanceau

    Curtir

    • Oi Bia, tudo bom? Ficamos felizes que você gostou do nosso tema, realmente pretendemos quebrar com os esteriótipos existentes e descobrir toda essa diversidade de histórias de bares que você falou. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando o blog 🙂 beijos!

      Curtir

  8. Oi meninas. Primeiramente, eu gostaria de elogiar o vídeo de vocês, no qual é justificada a escolha do tema. Durante essa semana, eu li vários posts de blogs do Mobile na Metrópole falando da escolha de temas para os mini documentários. Alguns desses posts, apesar de muito bem escritos, eram de certa forma um pouco formais e distantes do leitor. Já o vídeo de vocês é muito animado e descontrído. Nele vocês explicam a escolha do interessante tema “Histórias de Bar” de uma forma simples e fácil de entender. Este tema escolhido por vocês, é sem dúvida um dos mais criativos que eu encontrei, e estou muito curiosa para ver seus resultados.
    Bia D.

    Curtir

  9. Oi meninas, tudo bom?
    Primeiramente: eu amei o vídeo de vocês. Foi uma ideia super criativa de fazer esse post.
    Sobre o tema, eu nunca teria pensado nele. Falar sobre histórias de bar pode ser, como vocês mesmas afirmam, algo muito interessante e diferente, visto que não é todo dia que o fazemos. De fato, os botecos são um ótimo lugar para descobrir experiências e aprender com elas. A proposta de quebrar com o estereótipo que apenas bêbados frequentam bares é algo que me chamou muita atenção e me interessou profundamente.
    Parabéns pelos posts!
    Beijos!

    Curtir

    • Oi le, muito obrigada pelo comentário! Nós também ficamos um pouco chocadas por ter pensado em algo tão diferente, mas eu acho que vai dar super certo! Com certeza quebraremos esse esteriótipo com entrevistas sobre as pessoas que frequentam os bares e suas historias!
      Um beijo

      Curtir

  10. Olá meninas! Achei extremamente incrível o tema de vocês! Tenho certeza de que vocês encontrarão historias inéditas ao longo desse projeto, afinal existem muitos bares em São paulo! O titulo do blog é outro aspecto, que definitivamente merece ser elogiado, muito criativo! Vocês colocaram fotos de diversos bares de várias partes do mundo e em diferentes épocas e gostaria de sugerir que colocassem fotos de bares de são paulo em diferentes épocas como forma de comparação, seria bem legal!
    Beijos e bom trabalho!

    Curtir

    • Oi Lu, tudo bem? Que bom que você gostou do nosso tema, agradecemos os elogios! Realmente, colocamos fotos de bares de diferentes épocas, mas faltou colocar fotos de bares em São Paulo. Obrigada pela dica, vamos providenciar a foto. Beijos!

      Curtir

  11. Oi meninas! Primeiro gostaria de elogiar o video de vocês porque, além de ser informativo e explicar efetivamente como o grupo escolheu o tema, foi muito bem editado e trás um teor artístico a partir do momento em que se inicia com a “batucada” da Lívia. Em relação à escolha do tema de pesquisa, quero dizer que me parece interessante que vocês humanizem os frequentadores de bares, sempre visto como delinquentes preconceituosamente. Espero que o trabalho final (documentário) possa revelar histórias interessantes que não seriam compartilhadas se não fosse pela ideia de vocês! Sugiro que vocês abordem os entrevistados com certa delicadeza, para que se sintam à vontade para contarem as mais pessoais histórias que serão retratadas no filme. Mais uma vez, parabéns pelo blog que estão construindo. Beijos
    -Marina

    Curtir

    • Oi Ma, tudo bom? Obrigada pelo comentário, que bom que você gostou do nosso vídeo e da “batucada” da Lívia! Também esperamos que o documentário possa registrar histórias interessantes, e agradecemos a dica: abordaremos os entrevistados com delicadeza. Obrigada mais uma vez, um beijo!

      Curtir

  12. Meninas eu adorei o tema de vocês. E achei muito legal vocês trabalharem com a ideia de tirar o estereótipo que as maioria das pessoas tem em relação aos bares da cidade, como vocês falaram na apresentação do tema, os bares não são lugares somente para as pessoas beberem. Dentro de cada bar certamente há muitas histórias e tenho certeza que vocês acharam coisas bem legais.
    Gabi H.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s