Happy

Featured image  http://theultimateanswer42.files.wordpress.com/2011/07/happy-poster.jpg

Durante os últimos meses, tivemos várias discussões em nossas aulas de história, sendo uma delas sobre a felicidade. Discutimos o que é ser feliz, o que precisamos ou pretendemos atingir na vida para obter tal sentimento e inclusive se é sequer possível alcançar a felicidade, ou se podemos apenas ter momentos felizes.

Como faremos um documentário sobre histórias de bar em São Paulo, estava procurando alguns documentários para assistir e ter algumas ideias. Acabei assistindo a um chamado Happy, lançado em 2011 e dirigido por Roko Belic e me lembrei muito das discussões feitas em aula.  Esse documentário, através de entrevistas com pessoas das mais diversas culturas e regiões do planeta e de entrevistas com estudiosos e pesquisadores, fala sobre as causas da felicidade genuína.

O filme investiga o que é a felicidade genuína e mostra várias pessoas, com modos de vida muito distintos entre si, e o que faz cada uma delas feliz. É mostrada por exemplo, desde a tribo San do Deserto Kalahari em Namíbia, que preserva sua cultura e vive da caça e coleta até uma mãe divorciada e desempregada da Dinamarca, que acabou indo morar com suas filhas numa comunidade de coabitação, onde convivem com outras vinte famílias, que dividem atividades e se apoiam.

Portanto, ao assistir Happy entramos em contato com distintos costumes, modos de viver e modos de pensar. O filme também nos faz refletir sobre as nossas atitudes, faz com que pensemos sobre a maneira como encaramos nossa realidade, como nos relacionamos com as pessoas e se somos gratos pelas coisas boas que temos. O documentário é muito interessante, e está disponível no Netflix, realmente recomendo-o para todos.

Featured image

– Isa Vieira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s