Roteiro Surpresa-Grupo 7 (Lí)

O ultimo dia de viagem de todos os grupos (com exceção do grupo 4) era um roteiro surpresa, o que deixou todos muito curiosos. Bom, o do meu grupo foi uma espécie de caça tesouros ao redor da cidade. A primeira pista tinha o seguinte enunciado: “Nessa rua houve uma famosa batalha entre dois grupos rivais. Houve uma morte. A década era a de 1960. Que batalha foi essa e quais foram os seus motivos? A próxima pista estará no berço do conhecimento ocidental.” Além dessa pista era nos dado uma imagem que fazia parte do local.

Foto da primeira pista

Foto da primeira pista.

Os acontecimentos que nos levaram até o local serão mostrados no vídeo do desafio. Na década de 60, um conflito causado por diferenças políticas ocorreu na rua Maria Antônia (em frente ao Mackenzie). Integrantes da USP, caracterizados por terem uma ideologia mais esquerdista, entraram em um confronto com estudantes da faculdade do Mackenzie (direitistas), sendo que vários desses apoiavam o regime militar. Esse evento ocorreu no dia 3 de outubro de 1968 por conta dos estudantes da USP cobrarem dos mackenzistas a parte desses na União Nacional dos Estudantes. Irritados, os alunos do Mackenzie resolveram jogar um ovo podre que acertou uma aluna da USP que estava no pedágio. Os alunos da USP, em resposta, jogaram pedras e tijolos nos mackenzistas, e assim começou uma batalha entres eles. Com tiros, coquetéis molotov, foguetes e rojões, o confronto foi tão violento que teve uma morte.

A segunda pista tinha o seguinte enunciado: “Nesse local ocorreu uma invasão na década de 1970. Quais foram os motivos dessa invasão, que fez o bispo Dom Paulo Evaristo Arns proferir a seguinte frase: ‘ aqui só se entra prestando exame vestibular, e só se entra para ajudar o povo e não destruir as coisas.’ A próxima pista está na base de um símbolo divino.”

Foto da segunda pista.

Foto da segunda pista.

Descobrimos que no ano de 1977 estudantes se reuniram na PUC (3º Encontro Nacional de Estudantes), que tinha como principal objetivo reorganizar a União Nacional dos Estudantes, que tinha sido proibida, alguns dias antes por autoridades de um governo opressor, que muito provavelmente tinham medo que os estudantes se engajassem e tentassem iniciar uma revolução contra o governo ditatorial. Os policiais descobriram o ocorrido e invadiram a faculdade de uma forma muito violenta, queimando diversos documentos e agredindo alunos e professores.

A terceira pista tinha o seguinte enunciado: “Nesse local jovens se reúnem diariamente das 9h às 21h. O local foi construído pela prefeitura em um terreno que foi utilizado como canteiro de obras do metrô. Esse local mistura arte e esporte. Esse local tem o nome da primeira-dama do ex-governador de São Paulo, Laudo Natel. Para pegar a próxima pista tire uma foto com um usuário do parque e poste em seu blog(faça uma legenda para a foto).

Imagem presente na pista 3.

Imagem presente na pista 3.

Por falta de tempo, resolvemos apenas planejar o que iríamos fazer para pular para a pista 4. Mas o local, a qual a pista se referia era o parque Zilda Natel, que situado na confluência da Rua Cardoso de Almeida e Avenida Dr.Arnaldo,  foi inaugurado em 15/2/2009 e tem o horário de funcionamento das 9h às 21h. Ele é conhecido popularmente como “parque do skate”, por isso é um lugar frequentado por jovens, entre eles skatistas.

A quarta pista tinha o seguinte enunciado: “Nesse local já se pôde ver toda a cidade e é uma referência importante para a cidade de São Paulo. Ele foi concebido por um húngaro que estudou na Itália. Alguns partidos políticos como PPR, PCB e UDN tiveram suas sedes lá. Para receber sua próxima pista faça um vídeo do melhor ângulo desse local constando um pouco sobre ele.”

Foto presente na pista 4.

Foto presente na pista 4.

Descobrimos que era o Edifício Martinelli, um importante prédio para a cidade de São Paulo, Brasil. Situa-se no triângulo formado pela rua São Bento, avenida São João e rua Libero Badaró, no centro da capital paulista. Com 105 metros de altura e 30 pavimentos, foi considerado não só o maior arranha-céu do país, como o mais alto da América Latina, entre 1934 e 1947.

-Lí Garcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s