Sobre os 3 dias na nossa SP – Vic

Nasci e cresci na cidade de São Paulo, sempre tive muito contato e fui muito próxima dela. E os três dias do estudo do meio me ajudaram muito a estreitar essa relação, a partir de dois fatores principais.

O primeiro diz respeito a quantidade de coisas que eu descobri que ainda existem  pra serem exploradas na cidade. Apesar de eu conhecer as ruas e os pontos principais delas, nunca iria imaginar que parando em um pequeno restaurante eu iria comer uma comida tão boa, ou que uma lojinha que possívelmente passaria batida no dia a dia poderia ter coisas tão incríveis por dentro. Agora tenho andado mais atenta a esses pequenos detalhes.

Segundamente, venho falar do mais importante, o que realmente grudou na minha cabeça e constantemente me faz refletir: a minha relação com o outro. O outro cidadão, a outra pessoa, aquele que está esperando o semáforo abrir do outro lado da rua, aquele que está dentro do fiat preto que não para de buzinar, aquele morador de rua que está dormindo ao lado de seu cão embaixo de uma ponte, aquela senhora de aspecto cansado que está descendo do mesmo ônibus que eu irei pegar. Todos esses outros. O projeto me fez pensar que eu faço parte dos outros de outra pessoa, assim como todos os cidadão de SP, e assim nós formamos uma massa de outros, porém, sem pensar que somos pessoas, com histórias, com experiências, com famílias(ou não), com passados e sonhos. Depois da visita a tantos lugares(principalmente os locais religiosos e a ocupação), e contato com tantas singularidades, eu passei a me sentir mais parte da cidade, por tentar ao máximo ver a humanidade em cada indivíduo, e assim ter um sentimento de pertencer: pertenço a cidade ao pertencer a massa ao ser uma singularidade no meio de tantas outras. Sem mais entrar num metrô pensando que sou eu a única que estou incomodada com a abarrotação do vagão. Todos estamos, e todos temos um motivo distinto para pegar o metrô.

Fui muito profunda agora. Ufa! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s